Dia do Designer: história, propósito e personalidade

Nesta semana, no dia 05 de novembro, comemoramos o dia do designer no Brasil. Esse dia tão especial é comemorado na data de aniversário de Aloísio Magalhães, um dos pioneiros do design gráfico brasileiro. Aloísio fundou a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro (ESDI), publicou importantes livros de design junto a personalidades como Eugene Feldman, lecionou na Academia de Belas-Artes da Pensilvânia e levou consigo, ao longo da sua vida, uma carreira de impacto no design gráfico, sendo reconhecido como o responsável por trazer o design moderno para as criações nacionais. Suas criações mais icônicas foram o design inicial da identidade da Rede Globo e as cédulas do Cruzeiro Novo.

Apesar de a data homenagear um grande nome do design gráfico, hoje é uma celebração de todos os profissionais da área: design de moda, digital, gráfico, de jogos, editorial… São infinitas as vertentes que a área da criação industrial acolhe hoje em dia. E cada uma dessas áreas é costurada por um mesmo fio: a paixão por forma, função e conceito, real ou virtual, que resolvam problemas e atendam não apenas a demandas de mercado, mas principalmente às necessidades humanas da atualidade. Sejam objetivos ou desafios, o design tem como missão contornar obstáculos para alcançar os desejos que unem a humanidade com igualdade, coerência e criatividade. 

Na Lovato, contamos com um time afiado de designers de produto cujos conhecimentos surgem de diversas fontes: sejam da arquitetura, das raízes individuais, do ofício de família ou da paixão por viver o design, são muitas as origens do amor pela profissão das nossas mentes criativas. E é essa multidisciplinaridade que torna essa equipe tão ideal: o design floresce melhor quando múltiplas referências se cruzam. Quando a inspiração vem de lugares além do puro conhecimento técnico – que também é fundamental, claro. Mas a individualidade de cada designer se manifesta através das próprias origens e traz personalidade, propósito e cor para os projetos. É algo que não se pode automatizar ou substituir. É alma, mãos e força de vontade.

Se você leu nosso conteúdo da semana passada, já conheceu cinco personalidades queridas da Lovato: Henrique Steyer, Luciana Teixeira, Natalia Scarpati, Sergio Matos e Studio Alfaia marcaram presença no nosso último texto, no qual contamos um pouco das suas trajetórias e dos seus propósitos. Agora, vamos trazer luz a quem faltou: Estúdio Galho, Estúdio Oune, Fabrício Ronca, Filipe Ramos, Plantar Ideias e Rodrigo Karam completam o time com origens, histórias, inspirações e portfólios diversos.

Estúdio Galho

O estúdio é fruto da fusão entre raízes regionais nordestinas de Pernambuco e Paraíba. Foi fundado pelos sócios Klivisson Campelo e Edson Martone, ambos apaixonados por design em toda sua dimensão. Sediado em João Pessoa/PB, o estúdio valoriza e explora o regionalismo e a riqueza cultural do nosso país por meio de um design minimalista e autêntico que eleva a dimensão semântica e interativa do objeto.

Estúdio Oune

Três amigos, arquitetos e designers de produto, com um foco em comum: repensar a forma como é criado e produzido o design. O Estúdio Oune nasceu do desejo de agregar colaboratividade, empatia e experimentação como base para novos produtos e serviços. Sua atuação foca nas áreas de arquitetura, design e planejamento estratégico aliado a resultados e coordenado por estratégias de Design Thinking.

Fabrício Ronca

Fabrício é um paulista que cresceu em Belo Horizonte, onde aprendeu a ver a arquitetura, o folclore e a arte de forma lúdica e intimista. Na infância, frequentava a faculdade de belas artes com sua mãe, época em que naturalmente passou a gostar das formas, do desenho e da pintura. Em suas criações, busca a beleza, a sustentabilidade, o equilíbrio dos materiais e a memória afetiva.

Filipe Ramos

Munido de um currículo vasto e aliado a grandes nomes da arquitetura e do design, Filipe Ramos busca basear-se em texturas sofisticadas e valorizar o estudo da paleta de cores para propor uma gama variada de peças cheias de estilo. Esse pensamento surge graças à sua vocação em buscar a beleza em tudo que observa – Filipe tem como princípio transformar tudo que toca em algo melhor, com uma visão plural e livre.

Plantar Ideias

O estúdio Plantar Ideias, como o próprio nome sugere, busca semear boas práticas e soluções para um mundo melhor. Iniciou suas atividades em 2016 com uma atuação destacada por projetos multidisciplinares voltados à área externa com inspirações sensíveis e apuradas de tropicalidade e meio ambiente. A dupla acredita que definir o futuro de um lugar é um exercício coletivo, contextual e orientado por valores.

Rodrigo Karam

 Mestre em Design de Produto, Rodrigo Karam busca em suas criações a essência do design alinhada com as expectativas de seus clientes e do mercado. Karam acredita que trazer o design para o ambiente empresarial é a chave para o sucesso e a inovação. Basta um curto diálogo para compreender a sua paixão por compartilhar conhecimento, explorar novas possibilidades e debater o poder do design objetivo e racional.

Às mentes criativas de dentro e de fora da Lovato, feliz dia! O design move o mundo desde sempre: a criatividade é a base da própria humanidade, movida pela curiosidade de sempre ir além. Agradecemos pelas vidas dedicadas às boas ideias – e, como sempre, esperamos você aqui na semana que vem!

Um abraço,
Studio Lovato