
Dia do arquiteto: uma essência multidisciplinar
No dia 15/12 é comemorado o Dia do Arquiteto. Mas aqueles mais atentos podem se surpreender com essa data aparecendo algumas outras vezes no calendário: alguns registros mais antigos levam o dia 1º de julho, instituído em 1949 como o “Dia Mundial da Arquitetura”. Por outro lado, em 1996, a União Internacional dos Arquitetos instaurou a primeira segunda-feira do mês de outubro como a celebração da profissão – e por um motivo muito importante: também é celebrado, nesse dia, o Dia Mundial do Habitat. Mas sobre isso falamos daqui a pouco. Aqui no Brasil, consideramos o dia 15 de dezembro como celebração oficial porque é a data de nascimento do nosso grande Oscar Niemeyer.

Independentemente do dia, nós celebramos todo o significado profundo que essa data compartilha em si: os profissionais multifacetados e multidisciplinares dessa área maravilhosa. Se engana quem pensa que a arquitetura desenha apenas casas e interiores. É fato: não se pode fugir dela. Por onde se pisa, olha, respira e sente, há arquitetura. Se você duvida disso, vamos fazer um exercício: olhe em volta e decomponha o que há em volta de você. Decoração, móveis, revestimentos, pisos e outros detalhes são pensados por arquitetos. As edificações, seja de qual tipo forem, também são. Saia pela porta: os jardins e quintais, bem como qualquer outro projeto de paisagismo, também passam pelas mãos deles. E saindo pelo portão, as cidades e centros urbanos também.
Lembra-se de quando falamos do Dia Mundial do Habitat agora há pouco? Esse dia foi instituído pela ONU como uma reflexão do direito que todo ser humano tem a um lugar para estar: uma cidade para chamar de sua, um abrigo para ser seu lar. E isso tem tudo a ver com a multidisciplinaridade da arquitetura: mesmo que muitas facetas da profissão possam ser compartilhadas com outras áreas adjacentes (o design de interiores, a engenharia…), tudo o que tem a ver com morar, estar e existir pode começar na mente de um arquiteto.


E é claro que, para nós, não podemos deixar de dar um destaque especial para aquela área que mais nos fala alto: o paisagismo e o estudo das áreas externas. Acreditamos em uma arquitetura com igual importância para dentro e para fora das paredes. Acreditamos na paixão pelo meio externo, pelo natural, pelo sensível. Criamos mobílias para compor esses espaços com mais que estilo e sofisticação – focamos na experiência dos sentidos, do afeto, da pausa. Importamos essa filosofia justamente da arquitetura: o que há entre uma casa e um lar? Entre as paredes erguidas e a história que uma família constrói dentro delas, há um processo recheado de afeto que passa pelas mãos dos profissionais que entendem que propor soluções inteligentes e desenhar espaços aconchegantes é a chave para criar um espaço receptivo para uma história de amor.


É essa filosofia de aconchego que impera sobre as nossas criações. Por que fazemos móveis de alta performance? Para acolher momentos de festa sem preocupação com bagunça. Para que possa se focar em viver. Para que a ideia de “lar” cruze a porta de casa e se espalhe pelo jardim, pela varanda, pelo quintal. Então, nesse Dia do Arquiteto, celebramos com amor a profissão que cria as telas onde serão pintadas essas histórias de vida. Em casa, nas cidades, nos jardins. E, por aqui, lembramos que estaremos sempre aqui para ajudar a compor essas obras-primas.
Feliz Dia do Arquiteto – nos vemos na próxima!
Um abraço,
Studio Lovato
Leia mais.
Descubra mais do universo da Lovato. Veja mais postagens »


Tradição e Sofisticação ao Ar Livre
